4º Motivo Da Rosa


Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzidas,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.


Cecília Meireles

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Chá das cinco








Caixa de chá com 6 divisões, 20x15x6, decoupage na tampa com detalhes em metal dourado, interior e corpo com acabamento"madeira antiga".

chá, masculino
planta da família das Teáceas, originária do Extremo Oriente, cultivada por causa de suas folhas que contêm um alcalóide, a teína (cafeína do chá)
as folhas secas dessa planta
a preparação de infusão das folhas de chá
(por extensão) infusão de diversas plantas, como por exemplo chá de erva cidreira, de erva doce, de camomila, de boldo, etc

[editar] Fraseologia
chá das cinco: reunião onde se tomava chá com biscoitos, pontual tradicional na Inglaterra.

Fonte Wikipedia

Onça Pintada




Baú estilizado, 25x15x13, tampa decoupada com estampas de onça e craquelado em dourado, corpo "pintado", assim como as onças.
A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo guarani "jaguarete". Na mitologia maia, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.
Fonte Wikipedia

Zebrinha versátil






Caixa porta tudo, 3 compartimentos, 15x15x22, pelúcia na tampa e decoupage estilo zebra no interior.

Peluche (português europeu) ou pelúcia (português brasileiro) (do francês peluche) é um tecido feito de , seda, algodão ou fibras sintéticas e outros têxteis, que tem como principal característica apresentar um lado liso e outro felpudo.

Fonte Wikipedia

Chá da tarde




Caixa porta chá, medindo 17x17x7, com 4 divisões, decoupage na tampa e interior em madeira e ouro velho.
O chá é a infusão de folhas ou botões da planta Camellia sinensis, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
A palavra "chá" é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva, mesmo não contendo folhas de chá, como, por exemplo, o chá de camomila. Este artigo debruça-se sobre o "verdadeiro" chá.
Fonte Wikipedia

Rosa Vermelha






Caixa de biju, 15x11x6, com bandeja, aneleira e 4 divisões, tampa com decoupage, interior forrado de camurça e debrum vermelho.



Rosas: o secretismo (sub rosa), e, de certa forma, um símbolo pagão, ligado muitas vezes a segredos escondidos da igreja durante a Idade Média. A cada cor está associado um significado diferente, alguns desses significados estão listados em baixo:
Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe: admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero (da mulher) em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade

Fonte Wikipedia

Chá no Campo




Baú pequeno, 16x11x9, porta chá, decoupage em pintura campestre na tampa e corpo em mandeira "envelhecida"


Menina, maquiagem e "pois"




Caixa 10x10x5, decoupagem na tampa e no corpo, borda debruada.
"Petit pois" estilo de decoração ou moda usando bolinhas.

Cor e Brilho




Caixa sextavada, decorada com relevo metalizado, pedraria e espelhos, forrada de camurça azul.
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
Brilho ou lustre é um termo que descreve o modo como a luz é reflectida pela superfície de um mineral.
A reflectividade de uma substância é dada pela razão entre a quantidade de luz reflectida e a quantidade de luz incidente. Em geral, o brilho é proporcional ao índice de refracção, mas em larga medida independente da cor.
Fonte Wikipedia

Rosa - Reflexo na Água






Caixa de biju, 23x16x7, com tampa decoupada, interior forrado com bandeja e 6 divisões.


A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

Fonte Wikipedia